Referencias em TIC
Importância de Peter Senge, como prestígio internacional do “Massachussets Institute of Technology (MIT), na área da gestão como “learning organizations”
“Organizações aprendentes” com a recomendação prática de 5 disciplinas. De acordo com Senge, a raiz da inovação está na teoria e nos métodos e não na prática. Importância de mudar o sistema, mudando as pessoas por “dentro”.
A pedra de toque de Peter Senge centra-se na constatação de que as organizações funcionam de acordo com as pessoas que as compõem. A mudança tem de ser feita através das pessoas. As realidades vêm de dentro dos indivíduos.
Importância de intervir no desenvolvimento e na estimulação do sentimento de mudança na escola através de um “processo colaborativo que envolve diálogo e partilha entre várias pessoas. Desenvolvimento das capacidades através da “co-laboraçao”; “co-criaçao” e co-partilha” de saberes e experiencias (Paiva, 2007).
Pensamento Sistémico de Peter Senge, incluindo a diversidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. As “ novas tecnologias como meios de descoberta e formação de conceitos, e instrumentos de resolução de problemas” (Ponte, 1997), ajudando o aluno a desenvolver o seu próprio método de procura e obtenção de conhecimento.
5 Disciplinas de Peter Senge: A 1ª disciplina – Mestria Pessoal ou Domínio Pessoal associada a 2ª disciplina – Modelos Mentais, requerem introspeção, necessidade de reflexão e pensamento critico; a 3ª disciplina – Visão Partilhada e a 4ª disciplina “Aprendizagem em Equipa”, reforçam a importância da colaboração em dinâmicas de ensino, e por fim, a 5ª disciplina – Pensamento Sistémico, que de acordo com Peter Senge, permite-nos descrever e entender as relações entre os vários elementos de um sistema.
Escolas e Organizações Aprendentes – Inter-relação em equipa das TIC com o meio educativo (Escola/Turma; Pensamento