capitulo materia da vida
A nossa linha familiar não é pura, pois vejamos, com tantos milhões de antepassados que nós temos, decerteza que houveram muitas ocasiões em que um parente de um lado da nossa mãe procriou com algum primo distante do lado do nosso pai. Na verdade, se tiver em relacionamento com alguém da nossa própria raça/etnica e país, as hipótses são altas de ter algum nível de relacionamento familiar com essa pessoa. De fato, se você olhar ao seu redor em um ônibus ou em um parque ou café ou qualquer lugar lotado, a maioria das pessoas que você vê são muito provavelmente parentes.
Nós, seres humanos, somos todos muito parecidos, na realidade somos tao parecido quem temos 99,9 por cento de parecenças se formos a comprar com outro ser humano. E isto, é o que nos torna em uma espécie. Os restantes 0,1 por cento, sao o que nos diferencia dos outros individuos da nossa espécie.
Têm sido feito muito estudos para desvendar o genoma humano. Mas nao existe tal coisa do genoma humano pois cada genoma humano é diferente. Se isto nao fosse verdade, seriamos todos identicos, copias autenticas uns dos outros. São as combinações infinitas dos nossos genomas, cada um quase idêntico ao outro, mas nao identico, que nos torna no que somos, seja como individuos, ou como espécie humana.
O DNA existe por uma razão, para criar mais DNA, e nós temos muito DNA dentro de nós. Mais precisamente cerca de seis metros, todo ele existente em quase todas as células. Cada particula de DNA é composto por cerca de 3,2 bilhões de letras de codificação, o suficiente para fornecer 103.480 milhões de combinações