Resenha Livro A Prática da Reportagem
Resenha
A Prática da Reportagem
4ª Edição
Resenha Livro “A Prática de Reportagem”
Trabalho apresentado a Faculdade Boas Novas – pela aluna Elizabeth Alves de Souza, 2º período de Jornalismo, como parte das exigências da Disciplina Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística, para obtenção de nota parcial.
Professor: Gerson Severo Dantas
Ricardo Kotscho.
Nascido no dia 16 de março de 1948 em São Paulo. Neto, pelo lado materno, de um popular jornalista alemão, de quem ele e o irmão, Ronaldo Kotscho, teriam herdado o talento, é pai também da jornalista Mariana Kotscho. Cursou, porém não concluiu o curso de Jornalismo e Radio e TV na escola de Comunicações e Artes, e Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas na Universidade de São Paulo. Tornou-se repórter aos 16 anos em jornais de bairros onde fazia anúncios de empregos, pois existiam grandes indústrias em Santo Amaro. Seu primeiro emprego como profissional foi no jornal Folha Santamarense e Santo Amaro, depois passou pela redação dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e nas revistas Isto É e Época, já na televisão pela TV Globo, CNT, SBT e Rede Bandeirantes.
Em 1980, durante o governo de Figueiredo, foi condenado a um ano e quatro meses de prisão pelo II Tribunal de Alçada do Rio de Janeiro, pela publicação de uma revista na qual um juiz era apontado como amigo influente do pai de um traficante de drogas, mas conseguiu comprovar que a citação era baseada em declaração original do entrevistado ao jornal suíço Neue Zurcher Zeitung, ainda assim foi condenado em ação proposta por aquele magistrado.
Por causa desse fato, se viu obrigado a virar correspondente na Alemanha, entre 1977 e 1978 e foi coordenador de imprensa das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989, 1994 e 2002 e entre os anos de 2003 e 2004 foi Secretário de Imprensa da Presidência da República. Atualmente é comentarista do