Pratica Da Reporagem Salvo Automaticamente
1553 palavras
7 páginas
1º Ano Jornalismo UNIVEL – Introdução ao Jornalismo ImpressoAcadêmico: Carlos Eduardo Angelo Targa
Resumo: Prática da Reportagem – Ricardo Kotscho
Passos para se tornar um grande repórter
A História contada por KOTSHO retrata a época da ditadura onde basicamente tudo que era escrito por jornalistas era cortado pela censura e eram poucos aqueles que buscavam solução para que tal silêncio imposto pela ditadura fosse superado.
No capitulo I, KOTSCHO relata que as pessoas que iam a esses encontros questionavam todos os assuntos sobre a profissão convidados na maioria das vezes por sindicatos ou escolas tinham no repórter a busca pela resposta das questões da censura.
O autor conta que participou de tais encontros por muito tempo, relatando suas dificuldades e lutando para sair dessa situação incomoda, dizendo ser incompreendido por muitos por gostar de tal profissão que contava com tantas dificuldades, sua resposta era a mesma, antes de ser opção profissional era uma opção de vida. Os mais velhos consideravam o jornalismo como uma religião e segundo ele tinha sim razão. Mas só saber escrever não basta, é bem mais do que compor belas letras, se é claro o profissional entender que não existe uma fórmula científica para a produção de notícias, mas sim uma arte que informa para transformar, isso que leva o jornalismo a não ser uma ciência exata, que técnicas podem ser aprendidas rapidamente e por qualquer um, mas antes de escrever o repórter tem que saber o porquê de ter escolhido tal profissão e o que quer dela, se forem bens materiais e notoriedade ele deve desistir, pois devem haver mais de mil opções antes, que ele só deve se tornar repórter se não houverem mais opções de ganhar a vida ou se uma força maior o empurrar para isso. Essa força segundo o autor é tão difícil de explicar assim como o amor, daí a dificuldade de escreverem livros teóricos sobre o jornalismo para explica-lo e caso isso existisse os jornais seriam iguais e todos os