Pesquisa
-PROPRIEDADES: Trata-se de uma estatina que atua como inibidor competitivo e seletivo da síntese da enzima 3-hidróxi-3-metilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase. Esta enzima catalisa a reação determinante da velocidade da síntese de colesterol, visto que intervém na conversão de HMGCoA a ácido mevalônico.
-POSOLOGIA / CONCENTRAÇÃO: Hipercolesterolemia (heterozigota familiar e não-familiar) e dislipemia mista (Fredrickson tipos lla e llb):
•Adultos: oral, 10mg uma vez ao dia. Hipercolesterolemia familiar homozigota;
•Adultos: oral, 10 a 80mg uma vez ao dia.
Superdosagem: Em caso de superdosagem, o paciente deve receber tratamento sintomático e medidas de suporte. Off-label: Atorvastatina 40mg no tratamento da artrite reumatoide.
- VIA DE ADMINISTRAÇÃO: Oral.
- DILUIÇÃO: Aplicar fator de correção de acordo com o resultado de doseamento do Certificado de Análise do lote em questão, se necessário.
Equivalência: 1,08.
Solubilidade: Facilmente solúvel em metanol, pouco solúvel em álcool, muito pouco solúvel em tampão fosfato (pH 7,4), muito pouco solúvel em acetonitrila e insolúvel em soluções com pH abaixo de 4.
Excipiente sugerido: Dado não encontrado nas referências consultadas.
pH estabilidade (produto final): Dado não encontrado nas referências consultadas.
Orientações farmacotécnicas: Dado não encontrado nas referências consultadas.
Incompatibilidades: Dado não encontrado nas referências consultadas.
Conservação / armazenamento: Acondicionar em recipientes herméticos, ao abrigo de calor, luz e umidade.
Estudos clínicos / Estudos pré-clínicos:
Estudos recentes têm demonstrado que as estatinas (inibidores da HMG-CoA redutase) tem potencial para inibir a artrite inflamatória. O envelhecimento dos condrócitos está intimamente associado com a progressão da degeneração da cartilagem. As estatinas são agentes de proteção contra o envelhecimento dos condrócitos e degeneração da cartilagem articular, durante a progressão da