capitulo 8
Nayan Chanda (nascido em 1946 na Índia) além de escritor do livro Sem Fronteira (Bound Togheter) também é o Diretor de Publicações e Editor da Revista Online YaleGlobal no Centro Yale que tem para o objetivo estudos sobre a globalização. Antes de se juntar Yale University Chanda foi editor da revista Far Eastern Economic Review (Hong Kong). Ele também é o autor do Irmão Inimigo: A Guerra Depois da Guerra e co-autor de mais de uma dúzia de livros sobre política asiática, segurança e política externa, incluindo soldados e estabilidade no Sudeste da Ásia e da economia política da Política Externa No Sudeste da Ásia e do Relações Internacionais da Ásia. Ele co-editado com Strobe Talbott The Age of Terror: América e do Mundo Depois do 11 de Setembro.
Sobre a obra
O Livro Sem Fronteira trata do termo Globalização, que ao contrário que pensamos não é nada atual, mas pelo contrário, vem sendo praticada desde a antiguidade, um fenômeno que o jornalista Eduardo Garça, para uma revista de New York diz uma condição sine qua non (sem o qual não pode ser) do ser humano, liderada pela ganância e o desejo de obter cada vez mais lucros para o próprio conforto, na qual observamos em uma passagem do capítulo dois do livro: “Desde que você partiu, Salim-ahum [outro comerciante] já construiu uma casa com o dobro do tamanho! Quando poderemos fazer o mesmo?”
Chanda, Nayan tem sido muito bem recebido de críticas positivas ao seu livro em relação ao meio acadêmico e em questão da compreensão que a Globalização já havia, em dimensão diversa, muito antes da internet e da transformação do cidadão em consumidor, seria, pois bem anterior a essa associação capitalista.
Outro Livro está dentro do mesmo assunto abordado em Sem Fronteira, de Thomas Friedman “O Mundo É Plano”(The Wolrd is Flat), embora focado numa globalização mais ao nosso tempo, é um dos principais interlocutores de Chanda.
Fonte:
http://www.ycsg.yale.edu/center/chanda.html
Já o