Capitulo 3
VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
DEFINIÇÃO
Conjunto de convicções básicas que de um modo direcionam a conduta e os valores finais e é individualmente ou socialmente preferível a um modo oposto. (VER)
Aquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores dependem da cultura e aquilo que é valorizado por uma empresa, um pais ou um indivíduo pode não ser valorizado por outra.
“A pena de morte é certa ou errada?”
ATRIBUTO DOS VALORES: Refere-se ao conteúdo e à intensidade.
Conteúdo: Quando o valor é importante em relação a outro.
Intensidade: Quando define o quanto ele é importante em relação a outro valor.
ESTABILIDADE DOS VALORES:
Os valores nos são transmitidos na infância e grande parte deles persiste até a fase adulta.
Durante a adolescência ocorre o questionamento de nossos valores. O jovem se rebela contra os valores dominantes e cria uma forma de contestação dos mais velhos.
Os valores são a base para as atitudes e da motivação.
VALORES NAS EMPRESAS
O colaborador quando ingressa numa empresa tem uma noção do que é certo e daquilo que não pode ser feito na empresa. Essa noção é carregada com os valores que o indivíduo tem internalizado, subjetivado e interpreta a organização a partir desses valores. A empresa, através da integração que proporciona a esse colaborador, transmite os valores da empresa. O choque entre esses dois valores, individuais e da empresa, pode causar uma decepção, uma insatisfação desse colaborador.
Esse choque pode também ocorrer com o colaborador antigo de casa, à medida que os valores dele e os da empresa não estejam coincidindo, direcionados os mesmos fins. Nesse caso ocorre também a insatisfação desse colaborador.
OS VALORES PODEM SER:
TERMINAIS: Metas que as pessoas gostariam de atingir na vida.
(“UMA VIDA CONFORTÁVEL)”.
INSTRUMENTAIS: Meios que a pessoa usa para atingir suas metas.
(AMBIÇÃO, DEDICAÇÃO AO TRABALHO).
(MODO PREFERENCIAL DE SE