capitulo 3
1 – Os primeiros hominídeos.
Os antepassados dos seres humanos são chamados de hominídeos. O mais antigo deles, o Ardpithecus, viveu na África há mais ou menos 5 milhões de anos atrás. Mais tarde surgiram hominídeos que andavam eretos, o primeiro gênero era oAustralopithecus. Há cerca de 2 milhões de anos surgiu o gênero Homo e sua trajetória é estudada através da análise dos fósseis.
- Os Fósseis.
Os fósseis são vestígios petrificados de seres vivos, tanto animais quanto vegetais, esses vestígios podem fornecer informações importantes sobre a pessoa e sobre a seu grupo. O crânio pode indicar a espécie, os dentes podem dar sinal do tipo de alimentação do ser humano estudado, o tamanho dos ossos sua idade e inclusive se era homem ou mulher.
Os cientistas acreditam que por ter um cérebro maior que as outras espécies deHomo, o Homo sapiens sapiens era mais inteligente, isso fez com que conseguisse sobreviver em relação às outras espécies de Homo.
A evolução do gênero Homo não ocorreu de forma linear, o homem de Neanderthaldesapareceu há cerca de 40 milhões de anos enquanto o Homo sapiens sapiens surgiu há cerca de 100 mil anos. A árvore genealógica do homem ainda não foi totalmente construída, mas há um grande avanço no estudo da pré-história do homem que inclusive divide essa era em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
2 – Caçadores e coletores.
Os homens do Paleolítico viviam da coleta de frutos e da caça de animais, para isso utilizavam ferramentas feitas principalmente de pedras. Por não controlarem a sua produção eles eram nômades, ou seja, não tinham moradia fixa se estabeleciam em legares com fartura de alimentos e quando ele se tornava escasso migravam para outro lugar.
- Domínio do Fogo.
O domínio do fogo ajudou o homem a habitar novas regiões do planeta, melhorou a sua alimentação, ajudou em atividades noturnas e a afugentar animais.
3 – Agricultores e pastores.