Trabalho de ciencias
A Origem do surgimento da vida ao Planeta.
Uma das questões mais intrigantes para a Ciência é a que trata das teorias do surgimento da vida ao planeta.
Até hoje os cientistas buscam respostas para o surgimento da vida ao planeta. O que teria acontecido há bilhões de anos para propiciar o aparecimento dos primeiros seres vivos na superfície do planeta? Quando e como ocorreram as transformações de seres mais simples em seres mais complexos? Enquanto algumas perguntas permanecem sem resposta, certas teorias e hipóteses fornecem explicações que parecem esclarecer algumas dúvidas eternas. Com o avanço do tempo e das pesquisas, o milagre da vida passa a ser traduzido em fórmulas químicas e equações matemáticas.
Planetas primitivos
Uma das hipóteses mais aceitas é de que a Terra se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos. No início, era um mundo quente, gasoso e inabitável. A superfície terrestre era banhada por radiações cósmicas. Havia intensa atividade vulcânica e tempestades elétricas. Essa situação teria mudado quando chuvas deram origem a um vasto oceano, composto de substâncias nutritivas, indispensáveis para a sobrevivência e proliferação das formas primitivas de vida.
Os primeiros seres vivos
Os cientistas calculam que os primeiros seres vivos surgiram no oceano há 3,5 bilhões de anos. Eram organismos bem simples, como algas e bactérias primitivas, compostos de apenas uma.
Biogênese x Abiogênes
Desde os tempos do filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) até a metade do século XIX, a maioria das pessoas e cientistas acreditava que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta (ou matéria inanimada), o que ficou conhecido como teoria da abiogênese, ou teoria da geração espontânea. Ela foi criada pelo próprio Aristóteles, que acreditava na existência de uma “força vital”, ou “princípio ativo”, responsável pela transformação da matéria bruta em vida. Assim, segundo essa teoria,