Trabalho de direito, legislação e ética profissional i e ii – 4
A disciplina de direito, ética, legislação têm ao profissional corretor de imóveis valor substancial em sua profissão, marcando as margens do correto e do não correto, assim tornar-se-á um profissional mais capacitado, que não divagará duvidosamente quando solicitado sobre algo. Conhecer tópicos gerais de direito é muito importante, tópicos relevantes como o conceito de ética para uma breve exposição, pois a ética permeia toda a sociedade e regula todas as profissões, não há profissão que não seja regulada por seu código de ética profissional, e os profissionais devem ser zelosos e seguir diuturnamente, sem exceção, seu código de ética.
Ética profissional é a síntese dos princípios morais que regem o exercício de qualquer profissão liberal, seu objetivo é conduzir à observância de uma série de normas de caráter ético, promulgadas pelas respectivas associações de classes, visando pautar a conduta moral dos seres humanos, relacionada com o exercício da profissão escolhida.
De Direito:
Pessoas Naturais – art. 1 do CC “é to ser humano considerado como sujeito de direito e obrigações; Todas pessoas é sujeita de direitos e deveres na ordem civil”.
Personalidade – Conjunto de caracteres próprios da pessoa, reconhecida pela ordem jurídica a alguém, sendo a aptidão para adquirir direitos e obrigações. Estes direitos de personalidade estão previsto nos arts. Do Código Civil nº 11 a 21. E não exaurem em matéria, sendo meramente exemplificativos. Com exceção dos casos previstos expressamente em lei eles são: inalienáveis, irrenunciáveis, não podendo seu exercício sofrer limitação voluntária. O inicio da personalidade se da com do nascituro com vida, mas a lei impõe a salvo desde a concepção seus direitos. Se nascer com vida terá direitos, mesmo que venha a morrer em seguida. Nascendo morto, natimorto, nenhum direito terá.
Também faz parte da personalidade a individualização que é o nome que é inalienável,