Capitulo 3
1-Civilização Micênica
O inicio do segundo milênio a.C, a civilização micênica reuniu vários povos. Com o passar dos tempos o guerreiro estabeleceu cada vez maior sua importância.
2-Tempos Homéricos
Naquela época era chamado desse nome, porque viveu Homero, talvez n o século IX ou VIII a.C. Não podemos afirmar com toda certeza se ele existiu mesmo pelo fato de cada autor ter sua historia.
3-Período Arcaico
Neste período aconteceu varias transformações como sociais e políticas, muito diferentes das outras culturas. Algumas novidades tais como a utilização da moeda, introdução da escrita, etc. No final deste período varias lutas que denunciavam a crise social e política.
4-Período clássico
O período clássico (século V e IV a.C.) representou o apogeu da civilização grega. A política o auge ideal grego de democracia é representado por Péricles (século V a.C), estratego de Atenas. As atividades artesanais, o braço escravo “libertava o cidadão para que ele pudesse se dedicar às funções teóricas.
5-Período helenístico.
Registrou decadência política. Na época clássica ouve desavenças entre as poderosas cidades de Esparta e Atenas culminaram em guerra, da qual Atenas saiu derrotada. Mesmo que a Grécia tenha sido dominada, não podemos falar em destruição da civilização grega. O próprio Alexandre teve como mestre o filósofo Aristóteles e amava cultura grega.
Educação
1-A formação integral
O grau de consciência de si mesmos alcançado pelos gregos antigos não ocorrera até então em lugar nenhum. De fato os filósofos gregos voltavam-se para uma formação que desenvolvesse o processo de construção consciente.
A paideia
A ênfase dada à formação integral deu origem a um conceito de complexa definição. O conceito de Paideia entre os gregos influenciou o que os romanos, nos temos de Cícero, iriam chamar de Humanitas.
2- As origens:Homero, “educador da Grécia”
Na época da aristocracia guerreira, descrita sobretudo nas epopeias de Homero, a educação visava à formação