Capitulo 23 Vanguardas e experimentalismos
Revolução social e revolução cientifica
REVOLUCAO FRANCESA (1789)
Tem como antecedentes a revolução social e cultural representada pela ideologia do ILUMINISMO
REVOLUCAO CIENTICA leva a uma serie de mudanças -
O ILUMINSMO tinha precedentes na FILOSOFIA RACIONALISTA E EMPIRISTA DO SEC XVII, se propôs a revisar toda ordem politica, social e econômica existente, com uma confiança exagerada na razão e na experimentação, por meio dos quais se pretendem criar um NOVO ESTADO, UMA NOVA SOCIEDADE E UMA NOVA CIENCIA.
O iluminismo explica o alcance e o valor do classicismo, com os componentes da linguagem clássica como por exemplo os monumentos gregos e helenísticos.
A ruptura com o classicismo
O espirito cientifico leva a uma interrupção na tradição clássica, uma revisão conceitual da arquitetura do Barroco e uma busca da natureza própria da obra de arquitetura.
NEOCLASSICO(ismo)
Originou-se na franca e na Inglaterra em 1750 e em 1830 se espalhou por toda Europa.
Grécia e Roma (razão) + Renascimento (razão)
“regresso a ordem”
Correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionaria que tinha por modelo a Antiguidade Clássica (grego e romana).
TRIPLA MANIFESTACAO NEOCLASSICA
Arte entendida como imitação da natureza
JEAN JACQUES ROUSEAU e sua ideia do homem primitivo, se considera a natureza como ponto de partida da arquitetura.
Academicismo nos temas e nas técnicas, sujeição aos modelos e as regras ensinadas nas escolas ou academias de belas artes.
LAUGIER: “Cabana Primitiva” – se da a importância pela geometria como essência da arquitetura e configuradora de suas formas.
LE CORBUSIER e outros arquitetos iluministas franceses como Boullée e Ledoux: defendem e propõem diversas propostas de cidades ideais e de formas puras e volumes puros (cubo, esfera, cone ou cilindro). Vem a ser as bases da arquitetura. = RACIONALIZAÇAO.
EXEMPLO DE EDIFICIO NEOCLASSICO ACADEMICO.
MUSEU DO PRADO – 1785