Capitulo 09
Carlitos sonha com uma vida melhor
Apresentando Norbert Elias Um novo pensador ajuda a interpretar o sonho de Carlitos e a sua amiga mostrando que caminhos foram percorridos até que se estabelecesse o modelo da família, de privacidade e de convivência social que conhecemos no Ocidente. Esse pensador é o sociólogo alemão Norbert Elias. Tendo vivido a maior parte da sua vida no século XVIII, Elias escreveu sobre temas importantes e variados como cultura, civilização ocidental, sociedade de corte e formação dos Estados nacionais.
As sociedades reveladas Norbert Elias em todos os seus estudos e escritos predomina uma convicção: a de que as manifestações culturais, artísticas, culinárias, as maneiras de lidar com o sofrimento e com a alegria, tudo isso revela muito sobre as sociedades.
Um manual que virou catecismo Norbert Elias reproduz o que estava escrito no manual de Erasmo, tão bem acolhido que virou uma espécie de catecismo. Erasmo de Rotterdam foi um dos intelectuais mais respeitados de seu tempo, dava os primeiros passos na chamada filosofia humanista, baseada no predomínio do humano sobre o transcendente e na defesa da libertação da criatividade e da vontade humanas em oposição ao pensamento escolástico, que pregava a subordinação de todas as questões terrenas à religião.
Julgar os outros pelo próprio ponto de vista Etnocentrismo refere-se justamente a atitude de qualificar um grupo, uma cultura ou um país comparando-o à sua própria referência, que é considerada melhor. O antropólogo Everardo Rocha explica o conceito de etnocentrismo: “Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência”. (...) O sonho de Carlitos está, portanto integrado ao que poderíamos chamar sonho