CAPÍTULO 09
1º) Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionados os respectivos fatores que a provocam.
INFLAÇÃO: É a situação em que há um aumento contínuo e generalizado de preços. Quando ocorre, há o aumento de preços estendido a todos os bens e serviços produzidos pela economia.
INFLAÇÃO DE DEMANDA: Políticas de estabilização: conjunto de medidas que governo toma para combater a inflação. A Inflação de demanda: é causada pelo aumento da demanda, indicando que há um excesso de procura dos bens e serviços.
Inflação de custos: tem origem na oferta de bens e serviços. É causada pela elevação dos custos de produção, repassados ao consumidor pelo aumento do preço do produto
2º) Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
R=
A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda , afetando também o balanço de pagamentos.
O efeito das altas taxas de inflação afetam os investimentos, e consequentemente prejudica o crescimento econômico do pais.
E por fim, outra distorção provocada por altas taxas de inflação dá-se sobre as finanças públicas, maior a inflação, menor a arrecadação real do governo.
3º) Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com os seguintes correntes: a)NEOLIBERAL:
b)INERCIALISTA:
c)ESTRUTURISTA
NEOLIBERAL: Monetarista, que atribui o excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário. INERCIALISTA: Os pressupostos teóricos eram os de que a economia brasileira se encontrava altamente indexada, ou seja, todos os negócios, contratos etc.
Eram firmados com base num índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. ESTRUTURALISTA: Supunha que a inflação em países em via de desenvolvimento era essencialmente causadas por pressões de custos. Que a