Capitulo 04 sobre o livro o monge e o executivo
"Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização." - Vince Lombardi
Tudo é relacional, tanto verticalmente para Deus quanto horizontalmente para o próximo.
No quarto dia de retiro o tema ainda girava em torno do amor, uma vez que para servir é necessário amar. Muitas são as definições para o amor. No dicionário , haviam 03 definições: forte afeição, ligação calorosa e a baseada em sentimentos sexuais.
Diz a essência, que o amor é paciente , bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta inconvenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa do erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisa, aguenta tudo. O amor nunca falha. (Lista essa muito parecida com a lista das qualidades e liderança).
Mas a definição que estava sendo referida é aquela que se relaciona a comportamento, Agapé é um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor. Algumas características dadas ao amor: paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade, compromisso. (na velha versão do novo testamento, ágape foi traduzido como caridade e serviço )
Para cada uma destas palavras foram traçadas algumas definições. PACIÊNCIA: ou seja mostrar autocontrole. O líder precisa ser exemplo de bom comportamento para seus liderados,não deve perder o controle. (explicação falada: Se o líder grita ou perde o controle pode esta certo que o time também perdera o controle e tenderá a agir de forma irresponsável)
A segunda palavra definida foi BONDADE: que é o mesmo que dar atenção, apreciação e também incentivo. Prestar atenção as pessoas é uma necessidade humana, que não pode ser negligenciada por um líder. (explicação falada: O ouvinte ativo tenta ver as coisas como quem fala as vê e