Hormônios vegetais (citocininas)
Os Hormônios Vegetais
A palavra hormônio vem a partir do termo grego horman, que significa "excitar". Entretanto, existem hormônios inibitórios. Sendo assim, é mais conveniente considerá-los como sendo reguladores químicos.
Hormônios vegetais são substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento. No geral, são substâncias que atuam ou não diretamente sobre os tecidos e órgãos que os produzem (existem hormônios que são transportados para outros locais, não atuando em seus locais de síntese), ativos em quantidades muito pequenas, produzindo respostas fisiológicas especificas (floração, crescimento, amadurecimento de frutos etc).
Uma planta precisa de diversos fatores, internos e externos, para crescer e se desenvolver.
Como exemplos de fatores externos que afetam o crescimento e desenvolvimento de vegetais, podemos citar luz , dióxido de carbono, água e minerais, incluindo o nitrogênio atmosférico, temperatura, comprimento do dia e gravidade.
Os fatores internos são basicamente químicos e serão discutidos no decorrer do texto. Os principais fatores internos são os chamados hormônios vegetais ou fitormônios, substâncias químicas que atuam sobre a divisão, elongação e diferenciação celular.
Os grupos de fitormônios conhecidos atualmente são cinco: 1. Auxinas 2. Citocicinas 3. Giberilinas 4. Ácido abscísico 5. Etileno
Hoje em especifico iremos falar sobre uma quarta classe de hormônios vegetais, que é a das citocininas, que foram descobertas durante as pesquisas dos fatores que estimulam as células vegetais a se dividirem, isto é, a sofrerem citocinese.
Desde a sua descoberta as citocininas tem apresentado muitos outros efeitos nos processos fisiológicos de desenvolvimento, incluindo senescencia foliar, a mobilização de nutrientes, a dinâmica apical, a formação de atividades dos meristemas apicais, o desenvolvimento floral, a germinação de sementes e a quebra da dormência gemas.
As