fisica
COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DA PLANTA EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES DO SOLO
CAMPO MOURÃO
2012
INTRODUÇÃO
Citocininas são hormônios vegetais que são responsáveis pela divisão celular, são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento, o transporte de citocinina é feito principalmente pelo xilema.
O ácido abscísico também chamado de hormônio do estresse é um ácido fraco, sintetizado por vegetais superiores, ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento dos organismos. Esse hormônio pode ser encontrado em todas as partes das plantas, mas sua produção ocorre nas regiões meristemáticas, nas raízes, no caule, nas flores o transporte desse ácido para as demais regiões da planta é feito através do floema e xilema, atua também inibindo a germinação das sementes, promovendo a senescência, a dormência das gemas e também o fechamento dos estômatos.
O etileno, também é conhecido como “hormônio do amadurecimento”, é o único regulador vegetal gasoso, que apresenta atividade biológica em concentrações bastante reduzidas atua também no controle do amadurecimento das frutas, provocando alterações de sexo em flores de cucurbitáceas, dormência de sementes, gemas, esporos, pólen, expansão de órgãos, epinastia, senescência de folhas e flores, abscisão, entre outros. O etileno é produzido por todas as partes da planta, em quantidades variáveis com o tecido e com o estádio de desenvolvimento.
CITOCININA
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. HABERLANDT (1913) descobriu que um composto presente nos tecidos vasculares de várias espécies vegetais estimulava a divisão celular (induzia a formação de felogênio e a cicatrização de “feridas” em