HORMONIOS VEGETAIS

1605 palavras 7 páginas
HORMÔNIOS VEGETAIS

Introdução Hormônios vegetais são substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento, servindo para regular o desenvolvimento da planta. Essas substâncias são produzidas em determinadas regiões da planta, como: raiz, caule, folhas, flores e frutos, e seguindo para os locais onde exercem seus efeitos. Atuam em pequenas quantidades. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno. O estudo da ação dos hormônios tem permitido seu uso para aumentar a produtividade, a variedade e o tempo de conservação de alguns produtos vegetais, principalmente frutas e, assim, tem contribuído para minimizar custos e baratear preços ao consumidor final.

Desenvolvimento

A produção dos hormônios vegetais pode obedecer indiretamente os fatores climáticos, sendo seguido através das estações do ano, primavera, verão, outono e inverno. Fatores como: intensidade luminosa, temperatura, umidade e concentração de gases, influenciam na formação e amadurecimento dos frutos, na queda das folhas, floração e crescimento do caule e da raiz por alongamento celular.
Os tipos fitormônios: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.

AUXINAS Onde os hormônios vegetais são produzidos nas extremidades de caules, folhas jovens, frutos e sementes. Um dos efeitos das auxinas está relacionado com o crescimento do vegetal, pois atuam sobre a parede celular do vegetal, provocando sua elongação ou distensão e o crescimento do vegetal. Controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). Quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz.
Auxinas e Geotropismo: As auxinas auxiliam ainda no crescimento da planta em resposta à gravidade, fenômeno denominado geotropismo: raízes

Relacionados

  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas