Capitu
RUA MANOEL DUARTE OLIVEIRA, 151. SÃO PAULO,ESCOLA ESTADUAL LEOPOLDO SANTANA, PROFESSOR. 20 DE OUTUBRO DE 2011
Prima Justina:
Também viúva, não costuma gostar de ninguém,já que compara todos com o falecido marido. Segundo tio Cos-me, quando este último era vivo, viviam brigando. É tambémfofoqueira.
Escobar:
Ezequiel Escobar foi colega de seminário de Benti-nho e também não tinha vocação para o sacerdócio. Melhoramigo de Bentinho. Gosta de matemática e do comercio. Quandosai do seminário, consegue dinheiro emprestado de D. Glóriapara começar seu próprio negocio. Casa-se com Sancha, melhoramiga de Capitu. Morre afogado depois de enfrentar a ressacado mar.
Ezequiel
:
Filho de Capitu e Bentinho, embora Bentinho acre-dite que seja filho de Escobar, com quem se parece demasia-damente. Quando pequeno, imitava as pessoas. Estuda antropo-logia e morre de febre tifoide perto de Jerusalém GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
RUA MANOEL DUARTE OLIVEIRA, 151. SÃO PAULO,ESCOLA ESTADUAL LEOPOLDO SANTANA, PROFESSOR. 20 DE OUTUBRO DE 2011
III-
FRAGMENTO DO LIVRO
Cap. XLIV
–
O primeiro filho (pág. 79, 80 e 81. Dom Casmurro
–
Machado de Assis. Coleção Grandes Mestres da LiteraturaBrasileira, Vol. 5. Editora Escala
–
2ª Edição)
- Dê cá, deixe escrever uma cousa.Capitu olhou para mim, mas de um modo que me fez lembrar adefinição de José Dias, oblíquo e dissimulado; levantou oolhar, sem levantar os olhos. A voz, um tanto sumida, per-guntou-me:- Diga-me uma coisa, mas fale verdade, não disfarce; há deresponder com o coração na mão.
Cap. XXXII
–
Olhos de ressaca (pág. 54, 55 e 56. Dom Casmur-ro
–
Machado de Assis. Série Bom Livro. Editora Ática
–
28ª.Edição).
“Tinha
-me lembrado a definição que José Dias dera deles,"olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o queera obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim”. “[...] Olhos de