Trabalho de ensino de ciencias
Numa perspectiva construtivista de ensino e aprendizagem, a relação aluno-aluno é um importante instrumento para o desenvolvimento da racionalidade e dos conteúdos metodológicos e atitudinais.
Desta forma, o aprender é uma “propriedade” do sujeito. É fato que através da intervenção pedagógica, novos e outros saberes são agregados aos já existentes – conhecimentos prévios, ou espontâneos – possibilitando a preensão de novos saberes.
“Se o projeto educacional exige ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, este precisa se preocupar em preservar o desejo de conhecer e de saber com que todas as crianças chegam à escola” (BRASIL, 2009, v.1, p. 54). Nesse percurso, as propostas pedagógicas devem propiciar situações de aprendizagens condizentes com as capacidades cognitivas dos alunos, potencializando-as. Sendo o aprender inerente a cada aprendiz, e sendo cada aprendiz um ser único, ou seja, com suas vivências singulares e individuais é necessário que se respeite essas diferenças. O que não significa fazer distinções ou discriminações, mas, zelar2 pela aprendizagem de todos.
Aprender Ciências envolve o ensino da história das ideias científicas e da história das relações do ser humano consigo mesmo e com a natureza.
A história das ideias científicas e a história das relações do ser humano com seu corpo, com os ambientes e com os recursos naturais devem ter lugar no