capitu
……………Outra questão que deve ser levada em consideração é o alerta feito no início da obra quanto a veracidadedo que é relatado. O advogado que frequentou o Seminário é um jovem extremamente criativo e perfeitamente capaz de imaginar ou inventar evidências.
O sentimento que toma um homem que suspeita de traição, o ciúme doentio e a necessidade angustiada de ver suas suspeitas confirmadas ou completamente anuladas também pode ter levado Bentinho a imaginar uma tristeza escessiva de Capitu no enterro de seu amigo.
……………Por outro lado devemos lembrar da grande inclinação de Capitu para a dissimulação. Desde muito jovem ela dá conselhos astutos à Bentinhos e arquiteta planos para que ele possa se livrar do Seminário “usando” José Dias. A forma como ela manipula o jovem mostra sua esperteza e dom de interpretação.
…O fato da jovem permanecer feliz após a separação faz transparecer a desigualdade de proporção entre os sentimentos de ambos. Enquanto Bentinho se martirizava sonhando com um reencontro, Capitu mantinha o bom humor e as boas relações
A semelhança entre Ezequiel, o filho do casal e Escobar, o amigo que teria motivado a traição não pose ser desconsiderada. Os olhares trocados por Capitu e ele, o dia em que Bentinho voltou mais cedo do teatro e encontro o amigo em sua casa, as lágrimas de Capitu no enterro de Escobar… existem evidências.
……………Apesar de existirem evidências, até que ponto podemos considerá-las verdadeiras ou fruto da imaginação de um homem com um ciúme patológico??? O que é real e o que foi inventado ou intensificado pela inclinação de Bentinho a crer que foi traído??? Isso nunca será provado.