Recursos Humanos
http://www.abrhrj.org.br/typo/index.php?id=385
-
http://www.recrutamento.com/
Recrutamento e Seleção
A primeira parte é a elaboração da descrição de funções e do perfil do profissional desejado, com o objetivo de encontrar a pessoa certa para o lugar certo. Dizemos o processo é como se fosse um funil, amplo e aberto no começo, com sucessivas avaliações e filtros cada vez mais rigorosos, até se chegar no candidato ideal para a posição. Muitas vezes não se encontra o candidato ideal e todo o processo deve ser reiniciado até nos conduzir ao candidato que melhor se aproxima da resposta às necessidades da empresa contratante.
Recrutamento Interno ou Externo?
A primeira questão que o recrutador irá fazer é se existe alguém na empresa com o perfil pretendido para ocupar a vaga – recrutamento interno, ou por outro lado, irá recorrer à pesquisa de candidatos fora da empresa – recrutamento externo. O recrutamento interno poderá ser desenvolvido através de uma movimentação vertical, horizontal ou diagonal, sendo uma promoção dentro da mesma carreira, da transferência de alguém com o mesmo estatuto vindo de outra área, ou de uma transferência envolvendo ao mesmo tempo uma promoção. O recurso ao recrutamento interno tem algumas vantagens comparadas ao externo, mas há situações que a opção pelo recrutamento externo se revela mais vantajosa.
FONTES DE RECRUTAMENTO
Para melhor identificar as fontes de recrutamento, temos dois tipos de pesquisa: a pesquisa externa e a pesquisa interna.
PESQUISA EXTERNA
Relaciona-se com a elaboração de uma pesquisa do mercado de recursos humanos, de modo a poder segmentá-lo, para facilitar a sua análise. Esta segmentação deve ser elaborada de acordo com os interesses da organização, ou seja, deve ser decomposta e analisada tendo em conta as características exigidas pela organização em relação aos candidatos que visa atrair e recrutar. O recrutamento externo recorre a várias técnicas de