Capitla
CAPITAL
Antes de falarmos de capitalismo, precisamos entender o que é capital. É qualquer bem suscetível de ser aplicado à produção, toda riqueza capaz de proporcionar renda. Pode ser entendido como riqueza acumulada, em dado momento, sob forma de propriedade de pessoa física ou jurídica; conjunto de bens econômicos destinados à produção de outros bens; dinheiro acumulado como adiantamento de consumo, isto é, o que se denomina também de fundos, recursos, poupança; ação ou obrigação que represente exigível sobre bem de produção; propriedade sobre uma fonte de renda, em forma de bens reprodutíveis; trabalho útil acumulado. O conceito de capital, em economia política, apresenta constante evolução, havendo quem afirma não ser possível compreende-lo senão como um movimento. O conceito dos economistas clássicos ingleses poderia ser resumido em "riqueza produzida, empregada para maior produção".
ORIGEM DO CAPITALISMO
O Capitalismo tem suas origens ainda em meados da Idade Média, (do século XI ao XV), quando vários fatores foram sendo modificados, quase ao mesmo tempo. A mudança ocorre nas relações de trabalho; os trabalhadores que antes recebiam como pagamento produtos, gêneros alimentícios e moradia passaram a receber em moeda por seu trabalho. Os trabalhadores recebiam uma importância em dinheiro como forma de pagamento, a medida que produziam. Isto se deve pelo fato de estar surgindo as primeiras manufaturas onde havia um proprietário e seus aprendizes.
Com a derrota dos árabes muçulmanos em Constantinopla pelas forças Cristãs que participavam das cruzadas, e com a abertura do mediterrâneo, é quando as manufaturas têm sua origem no desenvolvimento do comercio. As cruzadas foram responsáveis pela abertura de novas rotas comerciais e a entrada de produtos orientais de grande valor comercial.
Após abertura do mediterrâneo, e com a derrota dos árabes, o comércio é revigorado, pois estava praticamente parado; é quando surge, ou