Monopsonio
1 INTRODUÇÃO
A economia capitalista gera constantes processos de modernização ditando então as novas tendências de mercado. Diante disso, as empresas passaram a atuar em mercado dinâmico marcado pelo continuo processo de globalização em que conquistar em manter vantagens de forma competitiva é uma questão de sobrevivência.
No caso da estrutura de mercado monopsonio, ela só existe por se tratar de apenas um determinado produto que só interessa a um determinado comprador, a dificuldade que o vendedor tem de escoar a produção faz com que fique a critério do comprador a forma de pagamento, o preço e o transporte, determinando as formas de comercialização.
Portanto devemos questionar, quais as estratégias desenvolvidas pela Cooperativa de Produtores de Leite de Rio Bonito do Iguaçu PR, para manter e captar fornecedores?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Identificar, descrever e analisar as estratégias desenvolvidas pela Cooperativa de Produtores de Leite de Rio Bonito do Iguaçu PR, para manter e captar fornecedores.
1.2.2 Objetivos Específicos
• Identificar os pontos estratégicos para capitação e manutenção de fornecedores.
• Descrever quais as estratégias para captação e manutenção de fornecedores.
• Analisar as estratégias desenvolvidas para captação e manutenção de fornecedores. 1.3 JUSTIFICATIVA
Justifica-se a importância do problema apresentado como forma de conhecimento. pois a cooperativa de produtores de leite de Rio Bonito do Iguaçu (COLERBI) enquadra-se na estrutura de mercado monopsonio, mercado esse que apresenta-se como único comprador em meio a tantos vendedores necessitando então de captação e manutenção de fornecedores de forma estratégica. 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 ESTRUTURA DE MERCADO
De acordo com Garófalo (2006, p. 181): Mercado é o conjunto de pontos de contato entre vendedores de um bem ou prestadores de serviço e os potenciais compradores desse bem ou os usuários de tal serviço, de modo a serem