Monopsonios
Alguns graus de poder de monopsônio também surgem nas modernas teorias de mercado de trabalho que são baseados nas teorias de pesquisas. Modelos formais que levam em conta os trabalhadores e a falta de informações sobre o emprego da empresa e as oportunidades em outros lugares do mercado e os custos de mudar de emprego e recrutamento de novos trabalhadores.
Definição
O monopsônio pode ser definido como um mercado onde há apenas um único comprador. Joan Robinson explorou a noção de monopsônio no mercado de trabalho e em particular seus efeitos sobre uma curva de oferta positivamente inclinada para uma firma individual.
Um monopsônio é uma firma que faz em face de uma curva de oferta de trabalho positivamente inclinada. Ao contrário da firma competitiva, que pode contratar tanto trabalho quanto desejar ao preço corrente, um monopsonista deve pagar salários reais mais elevados para atrair mais trabalho.
Quando uma única firma ou organização é a compradora de mão-de-obra no mercado de trabalho, tal firma é chamada de monopsonista. Visto que a firma ou organização é a única a demandar tal tipo de mão-de-obra, ela pode influenciar a determinação da taxa de salário.
Ao invés de ser uma tomadora de preços e fazer em face de uma curva de demanda horizontal, os monopsonista enfrentam uma curva de oferta positivamente inelástica. A curva de oferta que eles enfrentam é a curva de oferta do mercado de trabalho.
O monopsonista é um definidor de preços, ou seja, ele tem um controle significativo sobre os preços que paga por um insumo. Assim, o poder de monopsônio é a capacidade do comprador de influenciar no preço de um insumo. Este poder lhe possibilita adquirir a mercadoria por um valor inferior ao preço que prevaleceria num mercado competitivo.
Aplicação Atual
Atualmente o termo monopsônio está sendo aplicado de modo amplo a qualquer modelo de firma individual a qual enfrenta uma curva de oferta positivamente inclinada.
O Monopsonista
O monopsonista é um