Monopsonio
2/5/2006
Monopsônio e Mercado de Trabalho Notas de Aula
Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS/PPGE
Bibliografia
Boal & Ranson (1997) – JEL Borjas (1996, cap. 5) E & S (2000, p. 101 – 105)
2
Introdução
A origem do termo monopsônio é devida a Joan Robinson (1969, p.215).
3
PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS]
1
ECONOMIA DO TRABALHO MONOPSÔNIO - NOTAS DE AULA
2/5/2006
Mercados de Trabalho e Monopsônio
Some degree of monopsony power also arises in modern theories of labor market that are based on search theory – formal models that take into account worker’s and firm’s lack of information about employment opportunities elsewhere in the market and the costs of moving between jobs and recruiting new workers. As long as a higher wage helps firms to recruit workers, the firm has some monopsony power. Card and Krueger (1995, p. 12)
4
Definição
O monopsônio pode ser definido como um mercado onde há apenas um único comprador. Joan Robinson explorou a noção de monopsônio no mercado de trabalho e em particular seus efeitos sobre uma curva de oferta positivamente inclinada para uma firma individual.
5
Definição
Um monopsônio é uma firma que faz face a uma curva de oferta de trabalho positivamente inclinada. Ao contrário da firma competitiva, que pode contratar tanto trabalho quanto desejar ao preço corrente, um monopsonista deve pagar salários reais mais elevados para atrair mais trabalho.
6
PROF. GIACOMO BALBINOTTO NETO [UFRGS]
2
ECONOMIA DO TRABALHO MONOPSÔNIO - NOTAS DE AULA
2/5/2006
Definição
Quando uma única firma ou organização é a compradora de mão-de-obra no mercado de trabalho, tal firma é chamada de monosponista. Visto que a firma ou organização é a única a demandar tal tipo de mão-de-obra, ela pode influenciar a determinação da taxa de salário.
7
Definição
Ao invés de ser uma tomadora de preços e fazer face a uma curva de demanda horizontal, os