CAPITALISMOS OU SOCIALISMO
Capitalismo, sem dúvidas. O ideal capitalista é a essência da natureza humana aplicada à economia, pois prega o autocontrole (guardar dinheiro, casamento/filhos após ter uma vida confortável para oferecer, o esforço e o trabalho disciplinado que atraem o reconhecimento e o sucesso individual, etc.).
No capitalismo um cidadão pobre pode não ser rico mas ao valer-se do que eu disse acima poderá ter uma vida confortável e melhor do que possui, enquanto num país socialista por mais que você trabalhe e se esforce nunca poderá prosperar, pois seu esforço será igualado ao de alguém que trabalha na mesma coisa que você e se esforçou bem menos, sem falar que empresas como o yahoo seriam sempre submetidas à avaliação de conteúdo por parte do partido comunista. Sempre que vejo uma pergunta semelhante à sua penso como seria viver em Cuba, na URSS ou na China, e então tenho ainda mais convicção de que sou capitalista. Uma vez decidi que era socialista e passei a odiar tudo que fosse ligado ao capitalismo, rejeitava produtos como a Coca-cola e as refeições do McDonalds, estudava Marx, Engels, Lênin, Trotsky, etc. Mas quando passei a estudar de verdade e perceber a realidade do mundo socialista mudei de ideia rapidamente e voltei para cá, pois o capitalismo pode não ser perfeito mas é o único sistema capaz de funcionar. O marxismo até que parece um ideal bom e interessante, mas é como um sonho, uma utopia, não é possível de ser posto em prática, pois o ser humano não aceita ser igual, e não seríamos iguais uns aos outros ainda que tentássemos, portanto tudo que resta é a ditadura comunista distorcida do verdadeiro socialismo, e sendo assim prefiro seguir minha natureza ambiciosa e competitiva e continuar capitalista.
O MODO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO
O Capitalismo é um sistema socioeconômico, político e social adotado pela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no