Capitalismo
1 INTRODUÇÃO 3
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 5
4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6
5 CONCLUSÃO 7
6 REFERÊNCIAS 7 1 INTRODUÇÃO
Capitalismo, onde tudo gira em torno do consumismo, propaganda e lucro. Mas será que conhecemos o real significado de palavras tão simples como inflação e taxa de juros? Será que realmente colaboramos com a nossa empresa? Será que praticamos a cidadania em nossa organização?
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA Infla
ção é a palavra usada para definir o aumento dos preços. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2% a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação zero não é o que se espera, pois assim pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e a demanda estão baixas, significando crise.
A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação controlada. Se os juros caem demais, a população tem mais acesso ao crédito, e como consequência, consome mais, o que pode ser um problema se as empresas não estiverem preparadas para esse aumento da demanda. Por outro lado, se os juros sobem, o consumo e o investimento ficam mais custosos, a economia desacelera e evita-se a inflação. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, que colhe estimativa junto a analistas e cerca de cem instituições, as apostas para a inflação em 2014 estão reduzidas, mas a taxa básica de juros teve projeções altas.
Já a taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em frações (centavos) da moeda nacional, no Brasil a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos. A taxa de câmbio influencia diretamente as exportações e as importações do país. A cotação do dólar, por exemplo, que