Propostas para o ensino de química
PROFESSORA DE QUÍMICA: JULIANA LUIZ DA SILVA BATISTA
OSÓRIO
2012
RESSIGNIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: EDUCANDOS COMO AGENTES DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.
Juliana Luiz da Silva Batista
Graduanda do curso de Química Licenciatura da Universidade Luterana do Brasil
Juliana.luizdasilva@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO
A E.E.E.M. Ildefonso Simões Lopes de Osório RS, traz em sua proposta pedagógica algumas diretrizes orientadoras do trabalho docente, destacamos o desenvolvimento de projetos de interdisciplinares como forma de facilitar o acesso aos conhecimentos universais e o desenvolvimento da criatividade como expressão individual do saber, a busca de uma avaliação que considere o processo de aquisição de conhecimentos não apenas o resultado. Diante disso é que desenvolvemos a proposta a seguir descrita com alunos do terceiro ano do ensino médio, cujo objetivo principal foi promover a significação dos conteúdos desenvolvidos pela química, no qual os educandos foram agentes de sua própria construção do conhecimento.
Segundo Santos e SCHNETZLER (1996, p. 28) “A função do ensino de química deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido”.
Também destaca BECKER; FERNANDO (2000, p. 42):
Tomada de consciência significa apropriar-se dos mecanismos da própria ação, ou seja, o avanço do sujeito na direção do objeto, a possibilidade de o sujeito avançar no sentido de apreender o mundo, de construir o mundo, de transformar o mundo que está ai, se dá na precisa medida que ele apreende a si mesmo como sujeito, que ele apreende a sua prática, a sua ação.
Baseando-se nas ideias dos autores, foi proposto uma série de atividades no ensino de química, onde os alunos decidiam o que gostariam de explorar sobre