capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta e demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Como funciona
Principal objetivo o lucro.
Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção.
- Tem no dinheiro ou seus similares (cartões de crédito, cheques) o principal meio de troca.
- Funciona conforme a lei da oferta e da procura – economia de mercado: maior oferta menor demanda = preço baixo, menor oferta maior demanda = preço alto;
- Nas relações de trabalho predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” seu trabalho para os donos dos meios de produção (proprietário da indústria, empresário).
- No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes: Burguesia x Proletariado. A evolução do capitalismo, vamos considerar três fases principais nesse processo:
1- fase: Capitalismo comercial ou pré-capitalismo
2- fase: Capitalismo industrial
3- fase: Capitalismo financeiro ou monopolista As duas primeiras fases são caracterizadas pelas relações entre as colônias e metrópoles, que estabeleceram as relações econômicas do capitalismo monopolista.
Capitalismo comercial (colonialista) Período das grandes navegações ou descobrimentos, quando novas terras – principalmente do continente do continente americano Novo Mundo – passaram a fazer parte do mundo até então conhecido: o Velho Mundo. Nessa época países da Europa ocidental (Portugal, Espanha, França e Inglaterra) obtiveram grandes conquistas territoriais no Novo Mundo e fizeram dos territórios recém-conquistados suas colônias. As regras das relações entre as metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo