Atletismo
A Iaaf, antiga Federação Internacional de Atletismo Amador, rendeu-se ao óbvio. Diante das crescentes verbas milionárias dadas aos principais atletas, a entidade decidiu deixar de lado o adjetivo "amador" e alterou seu nome para Associação das Federações Internacionais de Atletismo, mantendo a sigla Iaaf.
O gigantismo da modalidade atualmente pode ser constatado pelo Mundial de Edmonton (Canadá). Durante dez dias, 1.772 atletas -1.040 homens e 732 mulheres-, de 200 países, lutarão por uma medalha nas 24 provas masculinas e nas 22 femininas.
Só a maratona, considerada uma das provas mais importantes do atletismo, que abre amanhã o Mundial, dará um prêmio de US$ 60 mil ao vencedor.
Com normas adequadas para as competições a IAAF estabelece regras para todas as competições. Amadorismo: é o nome dado ao desempenho de uma atividade profissional por pessoas sem conhecimento avançado do assunto e utilizando equipamentos e técnicas não profissionais.
2) Baseado em informações que podem ser obtidas em livros, revistas especializadas e páginas da internet, é possível observar grandes diferenças nos equipamentos utilizados pelos atletas (roupas, dardo, piso da pista de atletismo) e diferenças mais sutis em cada técnica utilizada. O que poderia explicar esses fatores?
Umas das mudanças foram as roupas que eram mais soltas, hoje elas são muito menores e coladas no corpo para dar mais adesão ao movimento e calçados mais leves. Enquanto que as pistas que antes eram feitas com carvão ou saibro, hoje são sintéticas e possuem 400m com 8 raias, cada uma 1,22m. Nas provas de lançamento de Dardo ele era de 1,80 m, ponta de ferro, era permitida usar uma correia de 40 cm enrolada um pouco atrás do centro de gravidade do dardo. Hoje feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. O