sociologia
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
PROF. EAD: CLÁUDIA BENEDETTI
ACADÊMICOS:
CAXIAS-MA
25/11/1013
INTRODUÇÃO
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
EMILE DURKHEIN E DECLARAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS
A Declaração dos Direitos Humanos traz em seu artigo I que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos e são dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade.
É possível perceber que no século XIX, Émile Durkheim já tinha percebido a importância de se compreender os fatores que explicariam a organização social, isto é, a compreensão do que garantia a vida em sociedade e que os laços que prenderiam os indivíduos uns aos outros nas mais diferentes sociedades seriam dados pela solidariedade social, sem a qual não haveria uma vida social.
Para Durkheim, a solidariedade do tipo mecânica depende da extensão da vida social que a consciência coletiva alcança. Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a intensidade da solidariedade mecânica.
Assim sendo, a solidariedade social se daria pela consciência coletiva, responsável pela ligação entre as pessoas.
Quando lemos o artigo V da Declaração de direitos humanos, quando diz que ninguém será submetido à tortura, nem a