Capitalismo e protestantismo
CAPITALISMO, PROTESTANTISMO NA VISÃO MAX WEBER
CONCEITO:
CAPITALISMO: É a possibilidade de maximização do ganhar dinheiro enquanto puder, ou seja, é um caráter ético de máxima orientação da vida que conduz a vida econômica.
PROTESTANTISMO: Não significa a eliminação do controle da igreja sobre a vida cotidiana, mas sim, na substituição do controle vigente por uma nova forma, ou seja, foi a substituição de uma forma muito tênue por um estilo mais rigoroso de controle sobre o cotidiano. Segundo Weber, os protestantes, seja como maioria ou como minoria, como governantes ou governados, sempre demonstram tendência especifica para a racionalidade econômica, preferem investir, arriscar no trabalho, eles são contra o ócio e a luxuria, o que os fazem trabalhar e aplica/investir seus lucros. Apartir desta constatação, Weber estabelece uma relação entre o protestantismo como sendo a religião que mais promovia o desenvolvimento do espírito do capitalismo em diversas regiões do ocidente.
OBSERVAÇÃO:
CAPITALISMO: pode ser entendido como parte do desenvolvimento do racionalismo como o todo.
PROTESTANTISMO: seria a medida do desenvolvimento de uma filosofia puramente racional.
AUTOR PRINCIPAL:
MAX WEBER, nasceu em 1864 na Alemanha. É sociólogo, economista, historiador. Foi mais importante pensadores da Ciência Humanas e Sociais que já teve. Fundador da disciplina Sociologia da Religião. Suas contribuições mais importantes encontram-se: em estudos sobre a burocracia, sobre o sistema de estratificação social, a questão da autoridade, desenvolveu uma rica metodologia para os estudos da sociedade, sendo contribuição sua importante neste campo o desenvolvimento de um instrumento de analise dos acontecimentos ou situações concreta que exigia conceitos precisos e claramente definidos, a que chamou tipo ideal. Suas teses famosas foram a respeito das relações do capitalismo com o protestantismo. Suas obras: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) e