capitalismo uma história de amor
No ano de 2007 entre a transição do governo bush para o mandato de Obama, o mundo sofreria uma nova crise econômica iniciada pelas corretoras imobiliárias, tendo como causa principal a falta de liquidez bancária.
Através disso se inicia uma revolução por parte da população operária norte americana, que passa a reinvidicar pela falta de trabalho ocorrida pelo fechamento de várias fábricas, inclusive a GM (general motors) conhecida como Chevrolet no Brasil.
Com a crise de 1929, causada por uma super produção onde os agricultores não tinham onde armazenar a colheita, precisaram recorrer a empréstimos e logo perderam as sua terras.
Da mesma forma ocorreu com os proprietários das fábricas, que não conseguiam suprir os custos de produção e levaram ao desemprego em massa, quebrando as bolsas de valores de todo o mundo.
Com a posse do presidente Roosevelt, foi criada uma nova medida para sanar a crise, chamada de NEW DEAL
(novo acordo) onde o estado interviria nas atividades ecomômicas.
Esta medida não liquidou o problema, mas, manteve a estabilidade na crise aumentando a qualidade de vida dos americanos, no entanto a economia só voltou a se estabelecer após a 2ª guerra mundial.
Após 1970 o neoliberalismo foi instalado após o consenso de Washington, onde a classe média voltou a dominar os Estados Unidos e o capitalismo voltou a trazer promessas de novos ganhos.
A classe média usufruia as vantagens deste sistema, que possibilitava o consumo exagerado da população, no entanto todo o bem estar desta classe rica estava apoiada na classe pobre, operária que vivia precáriamente.
Em 1981 o presidente Reagan assume a presidência e passa a favorecer as negociações de wall street fazendo com que os banqueiros fizessem negociações que os favorecessem a fim recriar os Estados unidos para lhes servirem.