Capitalismo natural
Série: 2º BN
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Sociologia Política
Professor (a): Mirian Morales Nogueira Gonçalves
Alunas: Jéssica Priscila Pensky Luiza Grabriella
CAPITALISMO NATURAL
CRIANDO A PRÓXIMA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1 - Considerando as tendências econômicas e tecnológicas, que mudanças ocorrerão nas próximas décadas.
RESPOSTA: O padrão de vida de todos elevou drasticamente, sobretudo o dos pobres e dor países em desenvolvimento. O desemprego involuntário deixou de ser uma constante e grande parte do imposto de renda foi eliminada. As habitações, mesmo as mais populares, têm condições de financiar-se com a própria energia que produzem; são poucos os aterros sanitários em atividade, se é que ainda existem; em todo o mundo ampliam-se incessantemente as áreas de floresta; as barragens vêm sendo demolidas; o nível de CO2 na atmosfera começou a diminuir pela primeira vez em duzentos anos; e a água que sai do esgoto das fábricas é mais limpa do que a que nelas entra. Os países industrializados reduziram em oitenta por cento o consumos de recursos naturais e, ao mesmo tempo, elevaram a qualidade de vida.
2 - Quais os tipos de capital que os autores distinguem e como eles têm sido utilizados?
RESPOSTA: CAPITAL HUMANO: na forma de trabalho e inteligência, cultura e organização, CAPITAL FINANCEIRO: consiste em dinheiro, investimentos e instrumentos monetários, CAPITAL MANUFATURADO: inclusive a Infraestrutura, as máquinas, as ferramentas e as fábricas, CAPITAL NATURAL: constituído de recursos, sistemas vivos e os serviços do ecossistema.
3 - Comente: “O Capitalismo, tal qual vem sendo praticado, é uma aberração lucrativa e insustentável do desenvolvimento humano” (p.4 e 5)
RESPOSTA: Além de a tecnologia não ter como repor os sistemas de manutenção da vida, as máquinas se mostram igualmente incapazes de substituir a inteligência humana,