capital
Etimologia
A palavra capital vem do latim capitalis, que quer dizer "cabeça", em referência às cabeças de gado, como era medida a riqueza nos tempos antigos. Essa conexão entre o comércio de gado e a economia pode ser vista em nomes de várias moedas e palavras que dizem respeito ao dinheiro.
O primeiro uso da palavra Kapitalist foi em 1848 no Manifesto Comunista de Marx e Engels mas a palavra Kapitalismus (capitalismo) usada pela primeira vez em 1854 dedicado ao romancista Thackeray, com a qual quis dizer posse de grandes quantidades de capital, e não referir-se a um sistema de produção. Em 1867, Proudhon usou o termo capitalista para referir-se a possuidores de capital enquanto que Marx e Engels referiam-se à forma de produção baseada em capital.
Breve Histórial do Capitalismo
Capitalismo tem seu início na Europa. Suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade.
O feudalismo passou por uma grave crise decorrente da catástrofe demográfica causada pela Peste Negra que dizimou 40% da população européia e pela fome que assolava o povo. Entretanto, a elevada taxa de natalidade permitiu o aumento progressivo da população que, em 1500, era de aproximadamente 70 milhões de habitantes em toda a Europa, o que significava recuperar os níveis anteriores à Peste Negra.
Embora o povoamento fosse majoritariamente rural, havia ligeira tendência à migração da população para as cidades.
O capitalismo moderno e, segundo muitos autores, começa com a Revolução Industrial e as chamadas revoluções "burguesas", marcadamente a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Certos autores como Braudel, defendem que o capitalismo remonta à expansão da economia-mundo durante o Renascimento.
A propriedade privada já existia nas tribos judaicas.Os regimes teocráticos seguiam um modelo mais próximo do feudal, com