Capital intelectual e gestão
DANIELA DE LIMA CRUZ
FERNANDA BERTOLLO
NEIRIVANIA RODRIGUES DA SILVA
JOYCE BEATRIZ LIMA LEZAINSKI
THAIS COIMBRA OLIVEIRA DE MORAIS
CAPITAL INTELECTUAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO
TUTOR JOSÉ FERNANDO PEREIRA JUNIOR
08 maio 2013
Introdução
Neste trabalho iremos identificar a interação dos conceitos capital intelectual e gestão do conhecimento, temos o objetivo de aprofundar e ampliar a aprendizagem sobre gestão do conhecimento e identificar a interação dos conceitos capital intelectual e gestão do conhecimento.
Para isso, iremos identificar como o conhecimento individual pode ser convertido em conhecimento organizacional, expresso na forma de produtos, serviços e processos.
Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento
Para os autores Nonaka e Takeuchi (1997) o processo de criação do conhecimento organizacional depende das relações entre as pessoas, denominado “conversão do conhecimento”. Tal processo envolve o intercâmbio de conhecimento (tácito e explícito) de cada indivíduo e entre indivíduos (ampliado coletivamente a nível intra- organizacional e inter - organizacional).
A maioria dos funcionários das empresas do conhecimento, são profissionais altamente qualificados e com alto nível de escolaridade – isto é, são trabalhadores do conhecimento. Seu trabalho consiste, em grande parte, em converter informação em conhecimento, na maioria das vezes utilizando suas próprias competências, às vezes com o auxilio de fornecedores de informações ou de conhecimento especializado.
Os diversos serviços disponibilizados nos portais corporativos permitem dinamizar o fluxo de conhecimento de tácito para explícito e vice-versa, possibilitando maior interação entre os colaboradores mesmo dispersos geograficamente, fazendo com que o conhecimento individual seja: coletado e propagado em todo o âmbito organizacional, seja ele interno ou externo.
Nessa perspectiva, tais serviços apoiam a operacionalização da espiral do conhecimento de