Gestao do conhecimento e capital intelectual
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL
PROF. M. Sc. JEOVÁ GOMES LUSTOSA
TERESINA, JANEIRO DE 2011
OFICINA DE APRENDIZAGEM DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL
[pic]
COMPONENTES: ALEXSANDRA LIMA DA SILVA
SUEANNE SANTOS
SILVANA MARIA B. MIRANDA
OFICINA DE APRENDIZAGEM DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL INTELECTUAL
1 QUESTÃO - Como se podem ler as figuras que dão uma conotação da evolução do processo de gestão do conhecimento?
Pelas figuras vimos os fatores clássicos de produção - terra, capital e trabalho. A terra e a mão-de-obra eram os fatores críticos para determinar o sucesso econômico. Como demonstra as figuras, viveram-se momentos de transição na estrutura da sociedade desde o início da civilização até os dias atuais e, mesmo agora, se está presenciando uma nova mudança na estrutura vigente. Essa mudança está direcionada para uma sociedade calcada no conhecimento que, para compreender, é necessário uma rápida indagação sobre as bases culturais herdadas pela sociedade.
As atividades que agregarão mais valor, que gerarão mais riqueza para os indivíduos e a sociedade serão aquelas geradas pela inovação, e esta principalmente pela capacidade de usar o conhecimento agregado aos produtos e serviços oferecidos.
2 QUESTÃO- Muitas foram as transformações ocorridas nos últimos anos. Estamos convivendo com mudanças aceleradas, caracterizando o momento de transição da sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. Veja o gráfico e comente a transição dessas eras.
Na economia industrial, os empreendimentos tinham como premissa a economia de escala, ou seja, fabricar uma grande quantidade de um mesmo produto para obter um preço final de venda baixo.
Assim como na transição da sociedade agrícola para a sociedade industrial (no início deste século) o Brasil era um grande produtor e