Capital intelectual desafio para contabilidade
A contabilidade tradicional vem enfrentando constantes mudanças nos últimos anos. As empresas estão se conscientizando de que o capital humano tem muito valor, se utilizado de forma organizada e correta.
O Capital Intelectual incrementa o montante de experiências, culturas e valores das organizações, consistindo em informações geradas e gerenciadas a fim de valorizar o crescimento intelectual e econômico da entidade.
Este artigo tem por objetivo sintetizar o resultado da pesquisa sobre o tratamento contábil que é aplicado ao Capital Intelectual, sob a ótica do processo de gestão, representado pelos conceitos e técnicas que são utilizados e que dão suporte à ação da administração, em empresas com valor de mercado superior ao valor contábil. Para atingir este propósito, o artigo substância-se em uma pesquisa realizada em duas empresas de capital aberto, de Santa Catarina, que apresentam valor de mercado, considerado o valor das ações superior ao seu valor contábil. Observou-se que, embora as empresas pesquisadas possuam todas as características das organizações voltadas ao conhecimento e domínio tecnológico, o tratamento contábil do capital intelectual é algo ainda muito incipiente, e que, os critérios utilizados para mensurar, registrar e evidenciar as informações referentes ao capital humano, capital estrutural e capital de clientes, com vistas ao processo de gestão, é algo que ainda carece de uma sistematização, para que se possa refletir, por meio das demonstrações contábeis, alguma posição nesse sentido. Conclui-se que as empresas pesquisadas, mesmo não possuindo as informações sistematizadas sobre as iniciativas de mensuração do capital intelectual, tem consciência da sua importância. No entanto, para que os gestores desses empreendimentos possam, efetivamente, utiliza-las como um diferencial competitivo no processo de gestão, as informações sistematizadas sobre o capital devem fazer parte dos relatórios gerados.
Palavras- Chave: Capital