Capital humano
Vivemos em uma sociedade dinâmica, instável, desafiadora e ao mesmo tempo evolutiva.Felizmente a empresa é um sistema aberto que recebe vários e diferentes insumos processa-os agrega valor a eles e os transforma em resultados muitos maiores do que os custos incorridos , são eles a maior fonte geradora de riqueza organizacional, e a eles denominamos pessoas, único bem que não pode ser copiado, tornando-se um diferencial competitivo. O sucesso da empresa está diretamente ligado ao seu pessoal, seu principal ativo, responsável pelo aumento da qualidade de seus produtos e seus serviços.
A nova regra é a seguinte: Se você desenvolve continuamente as suas habilidades, aplica-as de modo que possa ajudar a companhia a ter sucesso, se você efetivamente agrega valor ao negócio, a empresa apoiara o seu desenvolvimento, propiciara um local de trabalho desafiante e lhe recompensara pelas suas contribuições, esta é a nova regra do jogo.
Sendo o capital humano o fator decisivo no sucesso das empresas seria de se esperar que as organizações investissem na implementação de novas tecnologias e nas pessoas. Não é difícil perceber o investimento maciço na parte da tecnologia. Hoje, diversas organizações contam com sistemas altamente avançados e complexos que sem dúvida contribuem para sua competitividade e produtividade. Em outras palavras o melhor aproveitamento dessa tecnologia depende mais do que nunca, do ser humano.
As pessoas, porém, continuam chegando ao mercado de trabalho com uma formação bastante deficiente e desalinhada com as necessidades da organização. É necessário criar condições para que elas possam desenvolver suas competências e idéias nas práticas empresariais. Vale ressaltar que o investimento em cada colaborador pode render um retorno significativo se a organização conhecer com clareza suas competências principais e se os sistemas de treinamento em vigor forem eficazes.
Essas empresas que dispõe-se em treinamentos, em desenvolver métodos para