Capital de Giro
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JONAS MARCOS VIEIRA
SORAYA YATSU
CAPITAL DE GIRO: UM DESAFIO PERMANENTE
SINOP
2013
Capital de Giro: Um Desafio Permanente
Podemos definir que capital de giro são os recursos destinados para compra de mercadorias, financiamento a clientes, despesas administrativas, etc., corresponde à parte do capital utilizado para o financiamento do ativo circulante de uma empresa ou podemos dizer ainda que sejam os recursos exigidos para financiar o ciclo operacional de uma empresa.
O capital de giro requer um esforço muito maior do administrador financeiro, precisa de um acompanhamento permanente, pois continuamente é afetado pelas diversas mudanças enfrentadas pela empresa e produz reflexo na contabilidade.
O estudo do capital de giro é fundamental para o administrador financeiro, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas incorridas durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou dos serviços prestados. As empresas devem canalizar seus esforços para a administração e solução de problemas relacionados ao capital de giro - uma boa formação e financiamento de estoques, gerenciamento de contas a receber e administração de déficits de caixa.
Quando esse acompanhamento não é feito de forma correta, a empresa começa uma luta pela sobrevivência, acaba sendo arrastada pelos problemas de gestão de capital de giro e tende a sacrificar seus objetivos de longo prazo.
Podemos encontrar o capital de giro com a seguinte formula:
CG: ATIVO CIRCULANTE - DESPESAS ANTECIPADAS
As dificuldades de capital de giro, geralmente estão relacionadas com os seguintes fatos:
- Redução de vendas
- Crescimento da inadimplência
- Aumento das despesas financeiras
- aumento dos custos
-Ou alguma combinação dos quatro fatores anteriores
O administrador financeiro se defronta com as seguintes questões: como manter o capital de giro sob controle diante de um