CAPITAES DE AREIA SEMINARIO
CAPITÃES DE AREIA
INTRODUÇÃO: Retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.
CLASSIFICAÇÃO : Romance
CARACTERISTICAS: narrador - O romance é narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente (que sabe tudo o que ocorre). Essa característica narrativa possibilita que seja cumprida uma tarefa facilmente notada pelo leitor: mostrar o outro lado dos Capitães da Areia. O narrador, ao penetrar na mente dos garotos, apresenta não apenas as atitudes que a vida bestializada os obriga a tomar, mas também as aspirações, os pensamentos ingênuos e puros, comuns a qualquer criança. O narrador não se esforça por ser imparcial; participa com seus comentários, muitas vezes sutis, mas sempre favoráveis aos Capitães da Areia.
Espaço – Fisico – Brasil, Bahia, Salvador
Psicologico- Tapiche localizado à beira da praia ( lugar onde eles viviam)
Tempo: cronologico - A obra apresenta tempo cronológico demarcado pelos dias, meses, anos e horas conforme exemplificam os fragmentos: "É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia, Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus 5 anos. Hoje tem 15 anos. Há dez anos que vagabundeia nas ruas da Bahia."
Psicológico - O tempo psicológico correspondente às lembranças e recordações constantes na narrativa. A fala de Zé Fuinha (...) "Quando terminaram, o preto bateu as mãos uma na outra, falou: - Teu irmão disse que a mãe de você morreu de bexiga... - Papai também... - Lá também morreu um... - Teu pai? - Não. Foi Almiro um do grupo."
Estetica literária: Modernismo ( 2ª Geração / 1930 – 1945 ).
João Victor
Personagens: A obra não possui um personagem principal. Para indicar um protagonista, o mais apropriado seria apontar o conjunto do bando, ou seja, os Capitães da Areia como grupo. Isso porque