Filosofia
O empirismo é um principio filosófico que tem como principal teórico o inglês John Locke (1623-1704), que defende uma corrente a qual nomeou de Tabula Rasa. Nela, afirma que as pessoa não conhecem nada, são como uma folha em branco quando nascem, e o conhecimento delas é adquirido com experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
Empírico é tudo aquilo que pode ter sua genuinidade ou falsidade comprovada por meio de resultados de experiências e observações. Somente através da experiência, não apenas com teorias, um conhecimento é considerado pelo empirista.
Segundo a teoria de Locke (a qual os outros empiristas concordavam), a razão, tem a função de acomodar os dados empíricos, apenas juntar uns dados aos outros, que vem através da experiência. Segundo Locke, “nada pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos”, ou seja, as idéias aparecem por via da experiência externa (sensação), ou interna (reflexão), e podem ser classificadas em simples (idéia de largura, visão) ou complexas (idéia de doença).
RENÉ DESCARTES
Filósofo, fisiologias e matemático, o francês René Descartes é considerado o pai da matemática e da filosofia moderna. Nasceu em La Haye (em 1802, a cidade passou a se chamar La Haye-Descartes), província de Touraine, no dia 31 de março de 1596. Seu pai era juiz, advogado e conselheiro do parlamento da província de Rennes. A mãe de Descartes morreu quando ele tinha 1 ano, e ele acabou sendo criado pela babá e pela avó, mas manteve contato com o pai.
Entre 1629 e 1633, Descartes redigiu o Tratado do Mundo, mas não publicou por medo da Inquisição (que acabava de condenar Galileu). Sua primeira obra teve como título “Essays Philosophiques”. A introdução ficou mais famosa que a própria obra ; “Penso, logo existo”.
Nos anos seguintes, produziu as seguintes obras :
1641 - Meditações sobre a filosofia Primeira; Objeções e Respostas.
1644 - Princípios da Filosofia.
1647/48 - Descrição do