capacitores
2. MATERIAIS Dois capacitores: C1 e C2 Fonte de alimentação DC Multímetro Cronômetro Cabos com pino banana
3- PROCEDIMENTOS
3.1- Associação dos componentes: Foram tomados os dois capacitores disponíveis nas bancadas e descarregados completamente. O multímetro foi ajustado para a medição de capacitância e conectado a ele cada capacitor por cinco vezes. Assim pode-se calcular a média aritmética dos valores medidos:
C1 = 7,83 uF e C2 = 14,55 uF Em seguida, foram realizados os cálculos do valor da associação em série dos dois capacitores devidamente descarregados completamente, seguindo a fórmula 1, conforme descrito abaixo:
1/Ceq=1/C_1 +1/C_2 Fórmula 1: Cálculo da capacitância equivalente em uma ligação em série.
1/Ceq=1/(7,83)+1/(14,55)
Ceq calculado = 5,09 uF Em laboratório, o grupo também realizou a ligação dos capacitores em série, como na figura 1. Conectou esta ligação ao multímetro, mediu a capacitância por cinco repetições e realizou a média aritmética de todas elas. Esses cálculos resultaram em: Ceq medido = 5,20 uF. Comparados os resultados, notou-se uma diferença de 110 nF entre os resultados, erro de 2,16 % de acordo com a equação de erro relativo descrito abaixo:
Erro=((Csmed-Cscalc)/Cscalc)*100
Posteriormente, realizou-se os cálculos do valor da associação em paralelo dos dois capacitores devidamente descarregados por completo, seguindo a fórmula 2, conforme descrito abaixo:
Ceq=C_1+C_2 Fórmula 2: Cálculo da capacitância equivalente em uma ligação em paralelo.
Ceq=7,83 +14,55
Ceq calculado = 22,38 uF Em laboratório, o grupo também realizou a ligação dos capacitores em paralelo, como na figura 2. Conectou esta ligação ao multímetro, mediu a capacitância por cinco repetições e realizou a média