ascaridiase
Introdução
A ascaridíase, ascaridose, ascariose e ascaríase é uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme
Ascaris lumbricoides , também conhecido popularmente como lombriga ou bicha.
São vermes nematódes, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. Ao contrario da crença popular, a Ascaridíase não é "Criada" quando uma pessoa fica assustada ou traumatizada.
É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um favorável, podem contaminar durante vários anos. Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Nematoda
Classe: Secernentea
Ordem: Ascaridida
Familia: Ascarididae
Gênero: Ascaris
Espécie: A. lumbricoides
Nome binomial
Ascaris lumbricoides
Morfologia
Vermes longos, robustos e cilíndricos. Possuem extremidades afiladas. Macho:
Mede cerca de 20 a 30 cm de comprimento, possui cor leitosa, 2 espículos iguais (que funcionam como órgãos acessórios da cópula), extremidade posterior fortemente encurvada para a face ventral e diferenciando-o facilmente da fêmea.
Fêmea:
Mede cerca de 30 a 40 cm (maior que o macho), mais robusta que o macho de cor leitosa, apresenta aparelho digestivo semelhante ao do macho, 2 ovários filiformes e enovelados os quais se continuam como ovidutos (que se diferenciam em úteros que se unirão em uma órgão genital feminino exteriorizada pela vulva que fica no terço anterior do parasito) e extremidade posterior retilínea (diferentemente do macho).
Aspectos Clinícos
Modo de Transmissão
Ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
Período de Incubação
O período de incubação dos ovos férteis até o desenvolvimento da larva infectante, no meio exterior e em condições favoráveis, é de aproximadamente 20 dias. O período pré-patente da infecção
(desde a infecção com ovos embrionados até a presença de ovos