capacitores
Capacitores são componentes que armazenam energia em um campoelétrico, acumulando desequilíbrio interno de carga elétrica. Eles são constituídosde duas placas condutoras separadas por um material dielétrico. A carga éarmazenada nas placas condutoras. Porém, como cada placa armazena cargasiguais, a carga total do dispositivo é sempre nula.
Capacitância:
A propriedade de armazenar energia elétrica sob a forma de campo elétricoé denominada capacitância, e é medida em Farads(F). A capacitância pode ser calculada dividindo-se a quantidade de carga armazenada pela diferença depotencial entre as placas, como na fórmula abaixo:
Energia:
A energia elétrica armazenada por um capacitor é igual ao trabalhorealizado para carregá-lo. E pode ser calculada pela fórmula:Onde:q= Carga em uma das placas condutorasC= Capacitânciadq= Um pequeno elemento de carga que se move de uma placa para a outraQ= Carga final nas placasV= Diferença de potencial entre as placas
Capacitores aplicados a circuitos elétricos:
Em circuitos de corrente contínua os capacitores tem geralmente função deproteção ou nivelamento de sinal. Nesse tipo de circuito eles não permitem apassagem de corrente, funcionando como “circuito aberto”. Já em correntealternada a mudança de sentido da tensão faz com que o capacitor permita o fluxode elétrons, gerando corrente. Nesse caso o componente apresenta umaresistência, chamada de reatância capacitiva, que pode ser calculada pelaseguinte fórmula:
Capacitores não apresentam as mesmas regras de associação deresistores. Por isso, deve se ter cuidado ao calcular a capacitância equivalentepara junções de capacitores. No caso de circuitos paralelos a capacitância ésomada, e para circuitos série utilizamos a fórmula:
Capacitância indesejada:
Em circuitos de alta potência pode ocorrer um efeito capacitivo considerávelentre dois condutores. Isso ocorre porque dois condutores em paralelo sempreapresentam uma dada capacitância, que é desprezível em