CAPACITORES DE PLACAS PARALELAS
SALVADOR
2014
CAPACITORES DE PLACAS PARALELAS
Relatório referente à prática de capacitor de placas paralelas. Disciplina Física Eletricidade, Turma MR01B, 3º semestre. Professor.
SALVADOR
2014
1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. A utilização dos dielétricos tem várias vantagens. A mais simples de todas elas é que com o dielétrico podemos colocar as placas do condutor muito próximas sem o risco de que eles entrem em contato. Qualquer substância que for submetida a uma intensidade muito alta de campo elétrico pode ser tornar condutor, por esse motivo é que o dielétrico é mais utilizado do que o ar como substância isolante, pois se o ar for submetido a um campo elétrico muito alto ele acaba por se tornar condutor. Os capacitores são utilizados nos mais variados tipos de circuitos elétricos, nas máquinas fotográficas armazenando cargas para o flash, por exemplo. Eles podem ter o formato cilíndrico ou plano, dependendo do circuito ao qual ele está sendo empregado.
2.OBJETIVO
Apontar através de experimentos a relação da capacitância em função da distância das placas e do dielétrico. Um capacitor de placas paralelas é constituído de duas placas de metais separadas por um material isolante, no experimento essas placas são carregadas com eletricidade e foram sendo separadas progressivamente observando a sua capacitância através de um multímetro, a medida que as placas se afastavam.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. MATERIAL NECESSÁRIO
- 01 Base principal com:
Escala milimetrada