Trabalho De Grupo Enviado
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é realizar uma abordagem na busca de compreender o processo migratório e sua influencia na cultura, religião, e nos aspectos socioeconômicos na sociedade atual.
Apesar de não haver muitas pesquisas definindo o perfil migratório do século atual os fatores econômicos e sociais influenciam diretamente nas decisões de migrar nos revelando que grande parte da população que migra tem formação superior e mesmo apresentando um déficit na educação, perante a falta de políticas públicas e falta de incentivos, o Brasil tem sido um grande receptador de migrantes. Cabe ressaltar, que migrações em si representam um fenômeno. Não podemos esquecer o direito humano de ir e vir, as funções sociais e econômicas dos deslocamentos, a relativa melhoria das condições de vida da fuga de situações de exploração ou de catástrofes ecológicas, as novas oportunidades abertas e a evolução cultural ocasionada do encontro entre diferentes religiões, povos e culturas. O censo de 2010 sobre o processo migratório realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgou os dados sobre as capitais que mais receberam migrantes. Um dos fatores que originam a questão da migração e imigração são, sobretudo, financeiras e políticas ou a ausência delas, e o incentivo ao comercio e indústria. O exemplo de países que se utilizam de soluções para a questão migratória observa-se alternativas que norteiam novas políticas por parte dos países em desenvolvimento.
2 DESENVOLVIMENTO
“Migrante” é, toda pessoa que se sai de seu lugar de nascimento ou habitual para outro lugar, região ou país.
Existindo desde os tempos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi