capacitação profissional
BRAGA, Aline
FERREIRA, Daniela¹
PLATÃO, Gabriela Luiza ¹
SOARES, Daniela Giovanna ¹
CASTRO, Eveline A. de
SOUZA, Francielle de
.
__________________________________________________________________________
RESUMO
O artigo discute a prática do Estágio de Formação III em Psicologia desenvolvida no Abrigo Municipal Dona Joana Campos, no 2º semestre de 2009, por acadêmicos do 5º período das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros. Objetivou-se a realização de encontros de capacitação para as funcionárias da instituição a partir da problematização da temática “Sexualidade”. Evidenciou-se que o trabalho realizado foi bem-sucedido, pois através de varias reflexões teóricas apresentadas, as mesmas sentiram-se mais seguras, interessadas e menos ansiosas. Comprometendo-se a mudar de postura, buscando proporcionar um modo dialógico de como lidar com problemas específicos da vivencia institucional, sendo mais cautelosas ao tratar do tema.
PALAVRAS-CHAVE: abrigo, cuidadores, capacitação profissional, metodologia da problematização.
__________________________________________________________________________________________
INTRODUÇÃO
O trabalho dos cuidadores em abrigos - pessoas responsáveis por cuidarem das crianças e adolescentes em instituições que tem por função acolhê-las e assisti-las porque, por motivos diversos, foram retiradas de suas famílias ou por elas abandonadas - configura-se como uma realidade complexa em função das múltiplas interações que ali ocorrem e, nesse sentido, o abrigamento implica no estabelecimento de ações cotidianas que atendam às necessidades físicas e psicológicas desses sujeitos (NOGUEIRA e COSTA, 2005).
No contexto, o presente artigo discute a prática realizada no Abrigo Municipal Dona Joana Campos por um grupo de acadêmicas do 5º período do Curso de Psicologia das Faculdades