A importância da capacitação profissional
A importância da qualificação para o mercado de trabalho
Por Flavio de Burgos Ribeiro para o RH.com.br
Tecnologia (midias sociais, mobile marketing etc.), Saúde (farmacêuticos especialistas no desenvolvimento de medicamentos), Educação (tecnólogos em TI e áreas de tecnologia, gestão empresarial, logística e transporte, gestão pública e pessoal), Engenharia (naval, civil, de produção etc.), Área de Óleo e Gás, são algumas das áreas em franca ascensão no mercado de trabalho, via de mão, há uma grande demanda por este tipo de mão de obra qualificada para que possam ocupar as vagas existentes, contudo, isso nem sempre acontece. Qual a dificuldade em por a pessoa correta na vaga certa? As pessoas estão se qualificando menos ou as empresas estão mais exigentes? O fato de ter o 3º grau completo será que é suficiente? Qual deve ser o diferencial para o mercado?
Ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo muitas vagas, porém poucos profissionais preparados perante as exigências das empresas. O profissional que não tem uma qualificação demora mais para realizar as suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro. Esse é uns dos motivos que leva a tanta exigência. Foi o tempo que até para ser auxiliar de serviços gerais, precisava ter só Ensino Fundamental. Hoje é necessário ter o Ensino Médio. Imaginem para outros cargos?
Infelizmente, o que percebemos é que as pessoas estão sim se qualificando cada vez menos, levando muitas empresas a praticarem o headhunter, ou seja, caçam talentos prontos em outras organizações para que possam ocupar essas vagas em aberto, oferecendo benefícios e vantagens para que essa migração seja feita. Prática essa que vem sendo cada vez mais comum entre as empresas que necessitam de mão de obra qualificada, sendo esta, cada vez